UX Design

Go with the flow: WOW! 

Visão de negócios, capacidade de síntese e inovação. 

#1

 

Bot da Embratel


Um produto cloud da Embratel, o Site Pronto, estava prestes a ser descontinuado  porque  demandava muito tempo e esforço da equipe de atendimento da empresa, tornando-o financeiramente inviável.    

A partir de entrevistas com stakeholders, com a equipe de call center, pesquisas com os usuários finais e aplicação de métodos de UX, criamos um bot, o Claudio, que diminuiu em 95% o tempo de desenvolvimento do produto.  Um verdadeiro sucesso! 

#2

 

Plataforma Omnichannel


Estratégia de UX Design para  dar usabilidade a um software que era usado inicialmente como mídia social corporativa e agora tinha foco em abertura de tickets.  

Os desafios seriam muitos: ouvir a equipe de call center, alinhar com o marketing e o comercial as ações de comunicação e interagir com a startup proprietária do software que, depois do redesign, se transformaria numa plataforma ominchannel, a Supernova.

Conheça a estratégia de UX Design criada para atender às demandas desse projeto. 

#3

 

Bot Builder


Como automatizar a automação? Essa era a questão central para construirmos bots  de forma mais rápida, em série e com mais lucratividade. Escolher um setor como RH ou Educação e elencar as soluções? Também pensamos nisso, mas mesmo nichando, a produçao de bots ainda seria artesanal...   

Daí, surgiu a ideia de criar um bot builder, um construtor de bots para automatizar a produção. Fizemos uma desk research com bot builders do mundo todo e fomos e fizemos pesquisa de campo com os concorrentes nacionais. 

#3

 

A primeira health tech do Brasil


A Unimed viu a possibilidade de fornecer soluções de tecnologia para o setor da saúde.  Com a proposta de criar uma software house, fomos contratados para fazer o  diagnóstico e o treinamento interno das equipes de tecnologia em Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo. Depois de pesquisas de campo, propusemos uma série de workshops, readequações nas equipes e um livro guia de UX|UI que hoje sabemos se tratar de um design system (esse conceito não existia em 2014).

 

Além do livro de UX|UI, entregaos um livro de tecnologia e mais 7 aplicativos em parceria com a Microsoft. Essa iniciativa acabou se transformando na UNIO, a primeira health etch do Brasil

Faça o download do livro.  

doc.png

#4

 

Rede social para Natura


Para a Natura, aumentar as vendas tinha a ver com empoderar suas consultoras. Diante dessa visão, pensamos numa rede social com conteúdo voltado para esse público e com uma estratégia de gamificação, para estimular a participação. 

Com entrevistas com stakeholders e consultoras, idealizamos uma rede social com agenda e caderninho de vendas digital. 

Navegue no protótipo, clique aqui.

#6

 

Site Builder e Portal do leiloeiro


Um desafio como freelancer para uma produtora que estava migrando do design gráfico para o UX Design. Consistia em criar  toda a estratégia e os wireframes para criar um portal e um site builder para o segmento de leilões online. 

Com um vasto desk research e um estudo detalhadado do setor, conseguimos pensar numa proposta que atendia aos desejos do contratante. A proposta foi vendida com êxito para um terceiro. 

#7

 

Aulas de UX Design


Amo dar aulas e tenho recebido ótimos feedbacks de alunos e das instituições.  Tanto na Faculdade Belas Artes quanto na Faculdade Impacta de Tecnologia ministrei aulas de UX Design e UX Writing.  Para isso, mantenho uma pesquisa constante em ambas as áreas, participo de grupos em diversas mídias sociais e tenho meu próprio grupo no Facebook.

 

Também ajudo a editar um boletim de Design e Tecnologia semanal, chamado Sextoux. Essas atividades propiciam que eu leia por volta de 40 artigos semanalmente de UX Design, Ux Writing, Inteligência Artificial e gerenciamento de projetos. 

#8

 

Portal para o proprietário Ford


Em 2004, a Ford foi pioneira ao criar um portal específico para o cliente Ford. Totalmente customizado por veículo e categoria (carline, pick up e SUV) e por país: Brasil, Argentina e Chile. Passamos um ano fazendo conference call com Detroit (EUA), onde fica a matriz da Ford que na época, oferecia a plaforma onde o projeto rodava e também com profissionais na Índia, que estavam nos ajudando a aplicar nossas ideias na plataforma.  Fiz meu primeiro protótipo, todo no VISIO. 

O resultado foi um projeto muito arrojado para a época, que fez com que o mercado como um todo repensasse a cultura de CX. Tanto, que fui pessoalmente apresentá-lo na Wunderman Madrid

#8

 

Lançamento do n95 no Brasil


O conceito internacional de lançamento do N95, o primeiro smartphone, simplesmente não se adequava ao usuário no Brasil. Era um ator com roupas esfarrapadas e unhas sujas, que com voz rouca comentava algo monossilábico ao tirar o aparelho do bolso.  Lá fora tinha um ar outsider, mas aqui essa proposta só ia confundir a cabeça do usuário. Eu respondia  para  Miami pelo marketing digital de países da América Latina e tomei a decisão de partir para uma outra solução criativa: uma mesa de trabalho cheia de apetrechos que seriam substituídos por um n95.

 

Essa percepção do usuário já fazia parte do meu cotidiano de trabalho em 2006Mais interessante ainda foi que me inspirei na minha própria mesa, cheia de gadgets :) Deu certo, teve bastante impacto nos países latinos.