{

Perfil profissional

}

"O ser humano me interessa. 🖤

Crio para dar vida a experiências humanizadas, que ajudem o usuário e atendam ao projeto."

Meu trabalho como UXer é solucionar problemas usando a análise de dados e a escuta do usuário e dos stakeholders. É entender profundamente quais são as necessidades desse usuário, os objetivos do negócio e usar a tecnologia para dar vida a um projeto, criando experiências que atinjam a desejabilidade. Para isso, aplico inúmeros métodos e ferramentas de design e toda minha experiência profissional e pessoal. 

Cocriei, planejei e coordenei projetos internacionais, coordenei equipes para marcas como Ford e Nokia, em agências como Wunderman e Ogilvy. Escrevi um  livro técnico sobre UX Design para software para a Unimed.  Em 2015, ganhei um edital de tecnologia, o VAI TEC com o objetivo de fazer a inclusão digital de mulheres periféricas. Também sou professora de UX Design e UX Writing na Belas Artes e na pós-graduação da Faculdade Impacta, no curso de Arquitetura de Informação e Usabilidade. Já trabalhei com interfaces conversacionais e automação com uso de AI (bot e omnichannel).  

Faça download do meu currículo.   
pdf.png
doc.png

{

}

andrea.calvino@gmail.com

Cel.: 55 (11) 9 8325 0901

Experiência

UX Design

Arquitetura de Informação

UX Writing

Coordenação de projetos

UX Research

Gestão de pessoas

Redação (publicitária e jornalística)

Gerência e edição de conteúdo

Educação corporativa

Reportagem e edição

Coordenação de pessoas

Atendimento ao cliente
E-learning

Planejamento

Produção cultural

Empatia

Visão de negócios

Comunicação interpessoal

Capacidade de síntese

Resolução de conflitos

Processo didático

Visão analítica

UX Methods

Prototipagem (low fi)

 Skills

Espanhol  e inglês

fluentes 

UX Designer e UX Writer (Dendron) _ abril de 2018 até março de 2020 _  Fiz bots para marcas como Neon e Embratel, fiz um protótipo de bot builder, fiz o redesign e o UX Writing de uma plataforma omnichannel. 

   

UX Designer e UX Writer (Garimpo) _ janeiro de 2017 até fevereiro de 2018 _ Entregáveis como fluxos, wireframes, criação de modelo de negócio para portal de leilão judicial, benchmark, redação de entregáveis e UX Writing do portal.

 

Consultora de UX Design (ARVOS) _ fevereiro de 2014 até dezembro de 2015 _ Escrevi um livro sobre UX (e UI em parceria com um Diretor de Arte), criei wireframes, ministrei workshops sobre o livro e analisei questões relativas à dinâmica da equipe de tecnologia da Unimed.

 

Owner (YoUX) _ agosto de 2009 até dezembro de 2013 _ Criei e dirigi um bureau de UX voltado para SMB (small and medium business), e dentre os casos que atendi, destaco a VO2, uma empresa pequena de suporte de TI que passou a ser parceira da Tickets4Fun.

 

Arquiteta de informação/UX Designer (Abril Digital) _ abril de 2008 até abril de 2009 _ digitalização das revistas da Editora Abril, UX design do portal Abril, criação de novos produtos, coordenação de projetos usando Scrum.

 

Consultora de marketing multimídia para a América Latina (Nokia/Wunderman) _ entre 2006 e 2007 _ coordenação do marketing digital Latam, respondendo para Miami, lançamento do N95 na América Latina (criação de campanhas locais e adaptação das globais).

 

Coordenadora de Comunicação Digital (CDN) _ entre 2005 e 2006 _ responsável pelo conteúdo do portal McDonald's e todos os outros produtos e ações digitais da marca, criação de campanhas digitais, eventualmente coordenadas com o offline,  gerenciamento de equipe e projetos.

 

Gerente Sênior de Internet e Arquiteta de Informação (Wunderman) _ 1999 até 2000 e de 2001 até 2005_responsável pela criação interactive para o cliente Ford em ações de database marketing (sites, portais, campanhas e e-mail marketing) e de outros clientes digitais, como VIVO, Claro, Telefônica, Previ, Citibank, coordenação de equipe de tecnologia e gerenciamento de projetos (PMI).

 

Gerente de conteúdo e Arquiteta de Informação (Ogilvy) _ durante o ano 2000 _ curadoria, pesquisa e criação de conteúdo para Coca-Cola e gerenciamento de equipe interna e externa, arquitetura de informação para outros clientes como OMO e Close Up (fiz parte da equipe que criou a 7 Zoom, primeiro bot comercial na América Latina, em 2001).

Cargos

Inteligência Artificial: Conceituação da Tecnologia e Impactos Sociais (PUC/SP; extensão da pós-graduação)

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Comunicação Social com habilitação em publicidade na FIAM (2 anos; curso não concluído)

Aluna especial nas disciplinas da pós-graduação em Ciências da Comunicação na ECA/USP: “Linguagens e Tecnologias” e “Tecnologias Digitais em Espaços Educativos” (2007).

Formação
Clientes

Neon, Embratel, Pearson, Abril, Unimed, Natura, VALE, Mcdonald's, CTBC, Pirelli, Ford,  Bayer, Coca-Cola, VIVO, Bridgestonefirestone, Previ, Unilever (Close UP, OMO), BCP (atual Claro), Nokia, Motorola, Telefônica, Xingu, Citibank, Banco Real, SKY, directv, Lacta, Agip, IBM, AT&T, Marketing Cultural, Pão de Açúcar, Extra, Barateiro, Sadia

Design Thinking (LIT onlearning)

Lego Serious Play (in company, Dendron)

Oficina de Storytelling (com Raquel Sherazade)

Planejamento e criação de conteúdo (Ian Black, in company na New Vegas)

Economia Criativa e Solidária (Adesampa\English Council)

Scrum (gerenciamento de projeto agile na Abril Digital- in company)

Gerenciamento de Projetos e Sistemas (Impacta Treinamentos)

HTML (Impacta Treinamentos)
Lógica de Programação Visual (Impacta Treinamentos)
Criação e Design (Impacta Treinamentos)

Direção, roteiro e produção de cinema (Planeta Tela)

Trainee em reportagem e edição na TV CULTURA (concursada)

Cursos

Sou editora do Sextoux, boletim de Design e Tecnologia que circula semanalmente no Brasil inteiro.

 

Mantenho um grupo de UX no Facebook (https://www.facebook.com/groups/youxblog)

Palestrei na Conferência Bots Brasil 2018, com o tema B0Ts c4n L0v3, que trata da checagem da eficácia de

um chatbot a partir de 4 pontos de vista: negócios; persona, UX writing e storytelling e UX Design. Baixe aqui.

Palestrei no IxDA de Belo Horizonte em 2019 sobre UX Writing. Baixe aqui.

Palestrei no 9º Meetup de UX Writing sobre a intersecção entre UX Design e UX Writing.

Fui professora na FMU, no curso de Editoração, nas disciplinas “Técnicas de documentação e Pesquisa” e “Revisão de texto e imagem” e também fui docente no Senac no curso “Mídias Digitais”.

Morei um ano na Espanha e por isso fiz apresentação do projeto MeuFord na Wunderman Madrid.

Projetos pessoais